sexta-feira, 5 de abril de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA - Fevereiro de 2013



           ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DR. MOTA SILVEIRA

RELATÓRIO- FORMAÇÃO CONTINUADA

A formação contínua do professor abarca o conjunto de atividades desenvolvidas com objetivo formativo, de preparação para a realização de atividades que aperfeiçoem a prática docente, garantindo desta forma melhorias no ensino e aprendizagem.
Buscando a atualização dos educadores e equipe pedagógico-administrativa, a EREM Dr. Mota Silveira realizou no dia 01 de fevereiro de 2013 estudos de formação sobre os Novos Parâmetros Curriculares de Pernambuco. Na oportunidade, foi realizada a leitura e avaliação da Proposta Pedagógica da Escola com vistas a aprimorá-la de acordo com o que propõem os parâmetros.
As atividades foram iniciadas com a abertura e dinâmica de sensibilização: “Somos um time”, realizadas pela gestora Jana Cabral Félix. Posteriormente foram apresentados slides sobre os Novos Parâmetros Curriculares de Pernambuco (documento introdutório) pelas Educadoras de Apoio Jany Cabral e Josilene Oliveira.
Após a apresentação do documento em slides, formaram-se grupos para estudo das seguintes temáticas contidas no documento introdutório:
 Eixos metodológicos:
·        mobilização de saberes (interdisciplinaridade, dialogismo e contextualização do ensino;
·        Aprendizagem, ensino e avaliação;
·        Os tempos e espaços escolares;
·        O livro e contrato didático.
           Cada grupo fez a leitura e reflexão respondendo aos questionamentos: O que propõe o documento? Como/se a escola trabalha da forma como está sendo solicitado?                 
                  Foi realizada uma plenária sobre os temas estudados com a colaboração dos educadores participantes do estudo dos parâmetros na Regional: Maria Audemêre Fonsêca (História), Petrúcio Ranieri Freire (Matemática e Física) e Janaina de Souza Bione (Qímica) os quais expuseram as mudanças de suas áreas de atuação propostas pelos parâmetros.
                 O trabalho proporcionou a todos um momento de discussão bastante rico, levantando a necessidade imediata de se observar a proposta pedagógica da escola.
Partindo do princípio de que a análise da proposta pedagógica da escola é uma ação contínua que se inicia a cada início de ano letivo, os participantes do encontro se debruçaram sobre o PPP com o objetivo de avaliar a escola como um todo, no que se refere aos avanços, necessidades, problemas e conquistas. Para tanto, foram expostos os objetivos, metas e ações ao grupo de professores e funcionários presentes que opinou e modificou o PPP de acordo com a realidade atual da escola.
Para conclusão dos trabalhos de formação continuada os professores  responderam a auto-avaliação do professor e todos os funcionários e professores realizaram a auto-avaliação da escola.
 REALIZAÇÃO DA DINÂMICA “SOMOS UM TIME”


 

APRESENTAÇÃO DOS SLIDES/PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES
   






"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo".
Paulo Freire
FEVEREIRO DE 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário