ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DR. MOTA SILVEIRA
RELATÓRIO-
FORMAÇÃO CONTINUADA
A formação
contínua do professor abarca o conjunto de atividades desenvolvidas com
objetivo formativo, de preparação para a realização de atividades que
aperfeiçoem a prática docente, garantindo desta forma melhorias no ensino e
aprendizagem.
Buscando
a atualização dos educadores e equipe pedagógico-administrativa, a EREM Dr. Mota
Silveira realizou no dia 01 de fevereiro de 2013 estudos de formação sobre os Novos
Parâmetros Curriculares de Pernambuco. Na oportunidade, foi realizada a leitura
e avaliação da Proposta Pedagógica da Escola com vistas a aprimorá-la de acordo
com o que propõem os parâmetros.
As
atividades foram iniciadas com a abertura e dinâmica de sensibilização: “Somos
um time”, realizadas pela gestora Jana Cabral Félix. Posteriormente foram
apresentados slides sobre os Novos Parâmetros Curriculares de Pernambuco (documento
introdutório) pelas Educadoras de Apoio Jany Cabral e Josilene Oliveira.
Após a
apresentação do documento em slides, formaram-se grupos para estudo das
seguintes temáticas contidas no documento introdutório:
Eixos metodológicos:
·
mobilização de saberes (interdisciplinaridade, dialogismo e
contextualização do ensino;
·
Aprendizagem, ensino e avaliação;
·
Os tempos e espaços escolares;
·
O livro e contrato didático.
Cada grupo
fez a leitura e reflexão respondendo aos questionamentos: O que propõe o
documento? Como/se a escola trabalha da forma como está sendo solicitado?
Foi realizada uma plenária
sobre os temas estudados com a colaboração dos educadores participantes do
estudo dos parâmetros na Regional: Maria Audemêre Fonsêca (História), Petrúcio
Ranieri Freire (Matemática e Física) e Janaina de Souza Bione (Qímica) os quais
expuseram as mudanças de suas áreas de atuação propostas pelos parâmetros.
O trabalho proporcionou a
todos um momento de discussão bastante rico, levantando a necessidade imediata
de se observar a proposta pedagógica da escola.
Partindo
do princípio de que a análise da proposta pedagógica da escola é uma ação
contínua que se inicia a cada início de ano letivo, os participantes do
encontro se debruçaram sobre o PPP com o objetivo de avaliar a escola como um
todo, no que se refere aos avanços, necessidades, problemas e conquistas. Para
tanto, foram expostos os objetivos, metas e ações ao grupo de professores e
funcionários presentes que opinou e modificou o PPP de acordo com a realidade atual
da escola.
Para
conclusão dos trabalhos de formação continuada os professores responderam a auto-avaliação do professor e
todos os funcionários e professores realizaram a auto-avaliação da escola.
APRESENTAÇÃO DOS SLIDES/PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES
FEVEREIRO DE 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário