PROPOSTA
PEDAGÓGICA
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO Dr.
MOTA SILVEIRA
NÍVEL DE ENSINO:
ENSINO MÉDIO INTEGRAL
BOM JARDIM – PE.
2013
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APRESENTAÇÃO
nsiderando que a Educação é o processo
de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, em
geral visando a sua melhor integração individual e social, e que uma educação
de qualidade para todos só adquire sustentação com uma Proposta Pedagógica bem
estruturada, os que fazem a Escola de Referência em Ensino Médio Dr.
Mota Silveira, após uma ação compartilhada com a direção, professores,
funcionários, pais, membros da UEX (Unidade Executora), Conselho Escolar,
representantes da comunidade, apresentam esta proposta que tem por objetivo
primordial nortear nossa escola em todos os aspectos, buscando uma educação
voltada para os princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana,
visando ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho.
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IDENTIFICAÇÃO
DA ESCOLA
A
Escola de Referência em
Ensino Médio Dr. Mota Silveira é de competência Estadual, com
Cadastro Escolar Nº E – 350.016, está localizada à Avenida Presidente Marechal
Castelo Branco, S/N, Bairro Noelândia, município de Bom Jardim – PE. Funciona
no horário das 7:30 às 16:30 contando atualmente
com um efetivo de educandos,
distribuídos em 9 turmas do ensino integral.
ESTRUTURA
FÍSICA
O prédio encontra-se dentro das
prescrições de Resolução 24/85 do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco e
o Artigo 35 da Lei Federal Nº 9.394/96, tendo condições de funcionar com turmas
do Ensino Médio.
Possui:
01 (uma) Diretoria
01 (uma) Secretaria
01 (uma) Sala de Coordenação
01 (uma) Sala de professores
01
(uma) Biblioteca
18 (dezoito) Salas de aula
01 (uma) Área coberta
01 (uma) Cozinha
01 (um) Depósito para merenda
03 (três) Almoxarifados
01 (uma) Quadra descoberta de pequeno porte
07 (sete) sanitários – masculinos
07
(sete) sanitários – femininos
01
laboratório de informática
01
laboratório de Línguas
01
laboratório de Química
01
laboratório de Biologia
01
laboratório de Matemática e Física
Área externa livre.
A
instalação elétrica e a hidráulica encontram-se em condições de uso regular. Desde
setembro/2010 a escola encontra-se em reforma para ampliação do espaço.
RECURSOS
FINANCEIROS
Recebemos recursos enviados pelo MEC/FNDE
através da UEX (Unidade Executora) e do Conselho Escolar, pelo Governo do
Estado através da SEE (Secretaria de Educação), do Programa de Educação
Integral e da GRE (Gerência Regional de Educação).
Salientamos
que todos os recursos são administrados pelo Conselho Escolar e aplicados de
acordo com as normas estabelecidas pela SEE, atendendo às prioridades
detectadas pela comunidade escolar.
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- JUSTIFICATIVA
Em face da globalização e do grande
avanço tecnológico, muitos são os desafios que se interpõem ao cidadão que
precisa conviver com a imperiosa necessidade de se instrumentalizar para
garantir seu espaço na nova e complexa sociedade. É com vista ao alcance de
resultados cada vez mais expressivos, principalmente no que se relaciona à
oferta de uma Educação de qualidade que a Escola de Referência em Ensino Médio Dr.
Mota Silveira, situada à Av. Presidente Marechal Castelo Branco, S/N, Bairro
Noelândia, neste município, buscando melhorias e qualidade no
ensino-aprendizagem, no aspecto físico, administrativo, social e financeiro,
elabora este projeto que tem como finalidade atender às nossas necessidades de
acordo com o que determina a Lei Nº 9.394 de 20/12/1996 – LDB – Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
NÍVEL DE ENSINO
A EREM Dr. Mota Silveira oferece o Ensino
Médio em regime integral, de acordo com as orientações do Programa de Educação
Integral.
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- OBJETIVOS
OBJETIVOS
GERAIS
Ø Promover com
qualidade, competência e efetividade o desenvolvimento harmônico da
inteligência, do corpo e do espírito nas diversas faixas etárias para a
construção da cidadania, da ética e da solidariedade, a partir da educação
formal, contemplando todos os segmentos de ensino.
Ø
Promover a
relação inter e intra-escola na perspectiva de aprimoramento interpessoal e de
contribuição para o processo de integração família/escola/comunidade e de democratização
da gestão escolar.
Ø Promover a educação numa perspectiva interdimensional
fundamentada no desenvolvimento das competências cognitivas (aprender a aprender), pessoais (aprender a ser),
relacionais (aprender a conviver) e produtivas (aprender a fazer) para a
formação integral dos jovens.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø
Reconhecer as
principais razões ou os fatores que causam situações de sucesso e de
dificuldades no ensino-aprendizagem favorecendo o desenvolvimento dos educandos
para que adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia.
Ø
Promover o uso
da pedagogia de projetos como forma de articular conhecimentos e trabalhar
interdisciplinarmente.
Ø
Assegurar uma
avaliação formativa analisando as diferentes capacidades do educando,
explorando seu potencial e avaliando sua compreensão dos conteúdos
curriculares, seus avanços e suas estratégias de auto-avaliação.
Ø
Promover no
ambiente educativo o respeito, a alegria, a amizade, a cooperação e a
solidariedade, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres.
Ø
Identificar
soluções para as dificuldades de gestão de material e do patrimônio da escola.
Ø
Adequar as
condições físicas e materiais da escola de forma a favorecer o desenvolvimento
do educando, bem como a atuação dos docentes no processo ensino-aprendizagem.
Ø
Incentivar a
participação da comunidade escolar na avaliação institucional para que seja um
instrumento para a melhoria da qualidade da escola.
Ø
Zelar pelo
compartilhamento de decisões e informações, pela preocupação com a qualidade da
educação e pela transparência, através de uma gestão democrática.
Ø
Facilitar a
participação e o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos recebidos
pela escola.
Ø
Assegurar o
acesso, a permanência e o sucesso do educando na escola através de ações
integradas entre a escola e a comunidade.
Ø
Superar o problema
da evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA – Médio) buscando a
conscientização de todos envolvidos no processo educativo.
Ø
Oferecer ao
corpo docente uma formação continuada que viabilize sua atualização
profissional através da Secretaria de Educação e da equipe de coordenação pedagógica.
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- METAS
Nossa Proposta Pedagógica propõe uma
série de atividades, estruturadas principalmente no currículo, a serem
desenvolvidas com autonomia, participação e responsabilidade de todos os
envolvidos na Gestão Democrática.
Está
voltada, sobretudo, para:
Ø
O estímulo e o
apoio ao professor na sua prática diária, no planejamento de aulas e na
vivência do currículo de nossa escola.
Ø
A formação do educando
através de conhecimentos básicos, da preparação científica e do uso dos seus
conhecimentos em seu benefício e da sociedade.
Ø
A permanência e
o sucesso do educando na escola através de atividades que o estimulem ao desenvolvimento
cognitivo,produtivo, pessoal e relacional.
Ø
A formação
integral do estudante.
METAS
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AÇÕES
|
PERÍODO
|
PESSOAL ENVOLVIDO
|
RESPONSÁVEIS
|
Submeter equipe gestora, professores, pessoal administrativo a
avaliações de desempenho.
Redirecionar ações administrativas e pedagógicas após análise de
resultados de avaliações internas.
|
Aplicar questionários de
avaliação observando-se o desenvolvimento de ações pedagógicas e
administrativas.
Elaborar e expor gráficos de resultados.
Participar de avaliações tendo como base os indicadores do IFC/RS e os
padrões mínimos dos 5S para identificação dos resultados satisfatórios e/ ou
insatisfatórios.
Elaborar planos de ação nas vertentes pedagógica e ambiental.
|
Semestralmente
|
Comunidade escolar.
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Jany e Josilene
|
Estimular a participação dos pais nas atividades escolares.
|
Convidar os pais para reuniões, exposições, festas, palestras;
Entregar cronograma de atividades do bimestre.
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Bimestralmente
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Pais, equipe gestora, professores, educandos, funcionários.
|
Jana
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Promover a formação cognitiva e emocional do educando.
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Realizar oficinas tendo como base o Guia do Educando (Antônio Carlos Gomes da Costa).
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Decorrer do ano letivo.
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Pais, equipe gestora, professores, educandos, funcionários.
|
Jany
|
Ampliar a participação da comunidade escolar e local para apontar
melhorias e promover mudanças.
|
Realizar encontros com a participação dos que fazem parte da escola e
da comunidade.
|
Semestralmente.
|
Comunidade escolar e comunidade do entorno da escola.
|
Jana
|
Prestar contas, em tempo hábil, e tornar transparente o uso de todos
os recursos recebidos.
|
Reunir o Conselho escolar e a UEX para decidir sobre o melhor uso dos
recursos.
Afixar, em local público e visível, as Prestações de Contas.
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Todo o ano letivo.
|
Equipe gestora, UEX e Conselho Escolar.
|
Jana
|
Desenvolver mecanismos de acompanhamento da manutenção, uso e
conservação do patrimônio escolar.
|
Elaborar relatórios sobre a constituição do patrimônio escolar, sua
conservação e as possibilidades de uso no desenvolvimento do processo
pedagógico com qualidade.
Elaborar fichas de registro de crimes contra o patrimônio escolar para
arquivo e tomada de providências.
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Período letivo
|
Equipe gestora, auxiliares de serviços gerais e administrativos.
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Jany e Josilene
|
Utilizar o resultado da avaliação de desempenho dos educandos para
melhorar o processo pedagógico.
|
Discutir nas reuniões de Conselho de Classe e C.P.M.s as causas das
dificuldades e fatores associados ao sucesso escolar, detectados na
avaliação.
|
Bimestralmente
|
Equipe gestora, professores, funcionários, pais e comunidade.
|
Jany e Josilene
|
Estimular a participação efetiva de todos os segmentos da escola nas
atividades educacionais.
|
Realizar reuniões com representantes dos vários segmentos da escola
para discutir sobre o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
|
Mensalmente.
|
Comunidade escolar.
|
Jana
|
Estabelecer estratégias visando à eficácia dos mecanismos de
comunicação entre a escola e a família.
|
Promover oficinas para o estudo do Guia do Educador Familiar (Antônio Carlos Gomes da Costa)
Realizar C.P.M.s incentivando o estreitamento das relações dos pais
com docentes e equipe gestora.
Promover palestras e oficinas com os pais e familiares.
Organizar e manter atualizada lista de contatos dos pais/responsáveis.
|
Bimestralmente.
|
Equipe gestora, professores, pais e representantes das turmas.
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Cida, Jana e Jany
|
Estabelecer o fortalecimento da competência pedagógica como condição
essencial para a melhoria do ensino.
|
Organizar capacitações que fundamentem a prática pedagógica.
Formar grupos de estudo com os professores das diversas áreas de
conhecimento e níveis de ensino como forma de reflexão dos procedimentos
pedagógicos a serem programados e vivenciados.
|
Decorrer do ano letivo.
|
Professores e equipe pedagógica.
|
Jany e Josilene
|
Promover a reflexão sistemática da prática pedagógica da escola tendo
como referencial a organização curricular e didática fundamentada nos
Parâmetros Curriculares Nacionais, OTMs, OCNs. Parâmetros Curriculares
Estaduais e Proposta Curricular do Programa de Educação Integral.
|
Realizar encontros com o corpo docente da escola para discutir sobre a
vivência e cumprimento dos documentos de orientação pedagógica vigentes na
rede.
|
Bimestralmente.
|
Comunidade escolar.
|
Jana, Jany e Josilene
|
Elaborar instrumentos para monitoramento das metodologias e das
atividades desenvolvidas nos diversos níveis de ensino.
|
Reunir o Conselho de Classe para identificar e analisar problemas
referentes ao processo de ensino-aprendizagem.
Registrar em documento próprio as visitas de monitoramento das aulas.
|
Bimestral ou extraordinariamente
|
Membros do Conselho Escolar e equipe gestora.
|
Jana, Jany e Josilene
|
Garantir que a Biblioteca escolar seja um espaço que dê suporte
técnico a educandos e professores no atendimento às necessidades cotidianas
de informação e pesquisa.
|
Estimular projetos que aprofundem, impulsionem e fortaleçam a prática
de leitura e de pesquisa na escola.
Organizar e atualizar periodicamente o acervo da biblioteca,
facilitando a pesquisa.
|
Decorrer do ano letivo.
|
Bibliotecário, professores, equipe gestora, educandos.
|
Elza
|
Desenvolver a vivência das diversas formas de cultura.
|
Utilizar diferentes linguagens para enriquecer a produção escolar e a
vivência da cidadania.
Incentivar as aptidões estudantis em relação às artes plásticas, cênicas,
de música e dança.
|
Decorrer do ano letivo.
|
Comunidade escolar
|
Professores da área de linguagens
|
Garantir o uso adequado dos laboratórios de Biologia, Química, Física
e Matemática.
|
Promover atividades que estimulem o interesse científico dos educandos
(pesquisas, jogos, gincanas, confecção de material)
|
Decorrer do ano letivo.
|
Gestão, Chefe dos Laboratórios de Ciências, Educadores da área.
|
Chefe de laboratório (Amanda) e professores e exatas
|
Incentivar a realização de atividades esportivas, recreativas e de
lazer.
|
Buscar parcerias para ampliar as possibilidades de realização de
atividades esportivas,recreativas e de lazer, tais como a realização de Jogos
Internos, participação nos Jogos Escolares Municipais e intercâmbio com
outras instituições.
|
Decorrer do ano letivo.
|
Equipe gestora e educadores.
|
Izaac e Jany
|
Destinar tempo e recursos adequados para a elaboração de situações
didáticas eficazes e significativas.
|
Organizar o horário de forma a garantir um dia de estudo para os
educadores, por área do conhecimento.
Reunir professores para a reflexão e o redirecionamento da prática
pedagógica objetivando elevar o índice de sucesso escolar dos educandos/
turmas com baixo desempenho.
|
Mensalmente.
|
Equipe pedagógica e educadores.
|
Jany e Josilene
|
Diminuir os índices de evasão na Educação de Jovens e Adultos.
|
Incentivar o corpo docente e discente na criação de novas
oportunidades de aprendizagem e criação de projetos que contribuam para a
permanência do educando na escola.
Reunir pais ou responsáveis pelos educandos faltosos e evadidos para
torná-los parceiros no monitoramento da freqüência.
Acompanhar diariamente a frequência dos educandos.
.
|
Decorrer do ano letivo.
|
Equipe pedagógica e administrativa, educadores, pais.
|
Jana, Cida, Josilene e Jany
|
Garantir o sucesso escolar elevando o índice de aprovação.
|
Definir estratégias para o acompanhamento do desempenho escolar do
educando.
Apoiar os educadores no desenvolvimento de estratégias que garantam a
manutenção e melhoria dos índices de aprovação escolar.
|
Decorrer do ano letivo.
|
Equipe gestora e educadores.
|
Jana
|
Promover ações visando ao desenvolvimento de atitudes de respeito aos
direitos humanos no ambiente escolar e fora dele.
|
Realizar palestras com educadores e outros profissionais para a sensibilização
de toda a comunidade escolar no que se refere aos direitos humanos.
Elaborar coletivamente, no
primeiro dia de aula, as regras de convivência e respeito ao patrimônio
escolar, afixando-as, em local visível, em todas as salas de aula, bem como
discutindo-as com os pais/ responsáveis.
|
Durante o ano letivo.
|
Comunidade escolar
|
Grêmio Estudantil e Jana, Jany, Josilene, Cida e Elza
|
Viabilizar o acesso à informação nos diversos canais de comunicação:
livros, revistas, jornais, televisão, Internet.
|
Realizar palestras sobre uso adequado das tecnologias de informação na
escola.
Disponibilizar espaços que garantam o uso adequado das tecnologias de
informação da Escola.
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Período letivo
|
Comunidade escolar e comunidade externa
|
José Everton
|
Elaborar um calendário de atividades conforme as necessidades da
Escola e do Município de Bom Jardim.
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Elaborar o calendário de atividades de maneira a atender aos objetivos
educativos, sociais e culturais, visando à integração dos educandos da escola
e da comunidade em geral.
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Início do período letivo
|
Comunidade escolar
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Jany, Jana e Josilene
|
Apoiar o Grêmio Estudantil em suas ações.
|
Realizar palestras e estudos com a Diretoria do Grêmio Estudantil para
uma melhor atuação.
Realizar as eleições anuais para escolher os membros do Grêmio
Estudantil, conforme o Regimento.
Acompanhar as ações desenvolvidas pelos membros do Grêmio Estudantil,
tendo em vista a melhoria da escola e da educação em geral.
|
Durante o ano letivo.
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Educandos gremistas, equipe gestora e educadores.
|
José Everton e Jana e o Grêmio Estudantil
|
Estimular o desenvolvimento do gosto pela leitura, tornando-a uma
atividade prazerosa que oportunize também o desenvolvimento da expressão oral
e escrita como forma de participação na sociedade e para o exercício da
cidadania.
|
Realizar concursos de redação.
Participar de concursos externos como as Olimpíadas de Língua Portuguesa.
Consolidar o Projeto Sarau
anualmente, a fim de que se possa desenvolver atividades interdisciplinares
de pesquisa, leitura e produção de textos.
Organizar círculos de leitura utilizando livros emprestados da
biblioteca da escola.
Promover exposição de livros e revistas.
Apoiar o Grêmio Literário no desenvolvimento de suas atividades.
|
Durante todo o ano letivo.
|
Comunidade escolar e comunidade externa.
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Elza , professores de línguas e grêmio literário.
|
Oferecer ao educando uma Educação Física e Artística voltada para os
esportes e a cultura: futebol de campo, futsal, voleibol, handebol e para a
arte da dança e da música.
Criar modalidades esportivas alternativas através de jogos de salão
como dama, xadrez, gamão e ping-pong.
|
Desenvolver a prática de esportes diversos.
Formar grupos de dança e teatro.
Formar grupos de jogos de salão.
|
Decorrer do ano letivo.
|
Equipe gestora, educadores, comunidade e outras instituições.
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Izaac, Jany, Josilene e Kátia
|
Registrar o resultado das avaliações de acordo com as orientações da
Lei em vigência.
|
Organizar o registro dos resultados dos educandos em documentos
específicos (diários de classe, fichas
individuais).
|
Decorrer do ano letivo
|
Equipe gestora e educadores.
|
Professores, Cida
|
Informar aos educandos e pais sobre o desempenho em cada disciplina
durante o ano letivo.
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Divulgar as notas dos educandos.
Preencher e entregar boletins com resultados bimestrais de freqüência
e aproveitamento.
Convocar os pais/responsáveis para análise de resultados de
desempenho.
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Decorrer das unidades letivas.
|
Equipe gestora e educadores.
|
Cida, Jany e Josilene
|
Zelar pela segurança de todos os que trabalham e estudam na escola,
incentivando o uso do fardamento para a identificação dos membros da
comunidade escolar.
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Controlar a entrada e saída de pessoas na escola.
Articular com a SEE, Delegacia de Polícia para observação da escola,
especialmente durante a realização de eventos promovidos pelos educandos e
pelo corpo docente.
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Durante todo o período letivo.
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Comunidade escolar, Polícia Militar, Ministério Público.
|
Jana
|
Incentivar a participação dos educandos nas avaliações externas SAEB,
SAEPE, ENEM e vestibular.
|
Elaborar e executar projeto interdisciplinar tendo como base as
matrizes de referência do ENEM e SAEPE.
Selecionar e aplicar questões de provas do ENEM, SAEPE e vestibular.
|
Durante todo o período letivo.
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Coordenação e educadores.
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Professores de Língua Portuguesa e Matemática
|
Promover a reflexão de toda a comunidade
escolar acerca da importância do respeito ao legado indígena e africano,
valorizando a identidade, a história e a cultura afro-brasileira e indígena, desenvolvendo
posturas e valores que eduquem quanto à pluralidade étnico-racial do Brasil.
|
Desenvolver projetos interdisciplinares abordando temáticas indígenas
e africanas.
Divulgar
e preservar a cultura indígena no contexto local.
Praticar atividades voltadas às vivências de datas referentes à
temática afro-brasileira e indígena (palestras, caminhadas, panfletagem,
mostra cultural, fórum).
|
Durante todo o período letivo.
Abril (cultura indígena)
Novembro (cultura afro)
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Equipe gestora, Educadores.
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Professores da Área de Humanas
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Promover atitudes de conservação e cuidado com o ambiente e o
patrimônio escolar.
|
Implementar o Projeto “Ambiente
saudável, aprendizado facilitado”.
Acompanhar ações de preservação do ambiente e patrimônio escolar.
Realizar palestras com profissionais de várias áreas para a
conscientização sobre o zelo pelo ambiente e patrimônio da escola.
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Durante todo o período letivo
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Comunidade escolar
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Jany, Josilene e Professores da Área de Exatas
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Firmar parcerias para fortalecer as ações da escola.
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Consolidar o Projeto “Parceiros
MS” visando à captação de
recursos humanos e materiais para o desenvolvimento das atividades escolares.
|
Durante todo o período letivo
|
Comunidade escolar
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Elza
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Incentivar hábitos saudáveis para a melhoria da saúde física e mental
de educadores, funcionários e educandos.
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Realizar momentos de sensibilização e reflexão coletiva.
Apresentar documentários que abordem temas diversos, como drogas,
violência...)
Realizar palestras e oficinas em parceria com a Secretaria de Saúde,
Assistência Social, Igrejas Católica e Batista, Centros Espíritas e
Coordenadoria da Mulher.
|
Durante todo o período letivo
|
Comunidade escolar, especialistas, padre e/ou pastor.
|
Jana, Jany, Josilene e Grêmio Estudantil
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4.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A
organização do currículo do Ensino Médio será feita de acordo com as regras
estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases, atendendo às características locais
dos clientes:
I - a carga horária mínima anual será de 800 horas,
distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar excluído o
tempo reservado a recuperação;
II - a matriz curricular no Ensino Médio Integral
obedecerá à determinação da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco;
III - ao educando será assegurada carga horária do
núcleo comum e parte diversificada do Ensino Médio conforme legislação vigente.
Os
currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da
Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e
política, especialmente do Brasil.
O
ensino de Artes constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos
níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos educandos.
A
Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente
curricular obrigatório da educação básica ajustando-se às faixas e às condições
da população escolar.
O
ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes
culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.
Os conteúdos curriculares do Ensino Médio
da EREM Dr. Mota Silveira observará as seguintes diretrizes:
I – a difusão de valores fundamentais ao interesse
social aos direitos e deveres dos cidadãos, diz respeito ao bem comum e à ordem
democrática;
II – consideração das condições de escolaridade dos educandos
em cada estabelecimento;
III – orientação para o trabalho;
IV – promoção do desporte educacional e apoio às
práticas desportivas não-formais;
V – promoção de conteúdos e metodologias apropriadas
às reais necessidades e interesses dos educandos da zona rural
Além disso, a
Proposta Curricular terá como eixos metodológicos a educação para valores, o
protagonismo juvenil, a avaliação interdimensional, a interdisciplinaridade, a
contextualização e a trabalhabilidade.
Educar para valores significa criar
espaços, situações e condições para que o jovem se realize enquanto pessoa
autônoma, dotando-o de bons critérios para fazer escolhas. Na vivência de
valores o educando tem oportunidade de ressignificar o seu mundo interior. Eles
entram na vida do jovem por meio de práticas e vivências que resultam em
mudanças de atitudes e comportamentos.
O Protagonismo Juvenil contribui para a
formação do jovem enquanto cidadão solidário. É um método de ação educativa que
oferece aos educandos oportunidade de vivenciar acontecimentos e situações
favoráveis a sua formação para o exercício da cidadania. O protagonismo juvenil
considera o jovem acima de tudo, não apenas como parte do problema, mas como
parte da solução.
AVALIAÇÃO INTERDIMENSIONAL
A AVALIAÇÃO INTERDIMENSIONAL é a avaliação que visa colher infor-mações
básicas sobre o desenvolvimento do educando relacionado às competências
cognitivas (aprender a aprender) , pessoais (aprender a ser) , relacionais ( aprender a conviver ) e produtivas (
aprender a fazer )
- INTERDISCIPLINARIDADE
O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE
fica mais claro quando se considera o fato de que todo conhecimento mantém um
diálogo per-manente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento,
de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, de iluminação de
aspectos não distinguidos.
A
interdisciplinaridade vai além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo
tempo, evita a diluição delas em generalidades.
Será
principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou
projetos de estudos, pesquisa e ação, que a interdisciplinaridade poderá ser
uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio.
É fácil constatar que algumas disciplinas se identificam e aproximam, outras se
diferenciam e distanciam, em vários aspectos: pelos métodos e procedimentos que
envolvem, pelo objeto que pretende conhecer, ou ainda pelo tipo de habilidade
que mobilizam naquele que investiga, conhece, ensina ou aprende.
A
Interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto do
conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.
Deve
fundamentar-se na necessidade das escolas, educadores e educandos de: explicar,
compreender, intervir, mudar, prever algo que desafia uma disciplina e atrai a
ascensão de outros olhares disciplinares.
A interdisciplinaridade mobiliza competências cognitivas para deduzir, tirar
inferências ou fazer previsões a partir do fato observado.
2.
CONTEXTUALIZAÇÃO
CONTEXTUALIZAR o conteúdo que se
quer que seja aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo
conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.
O tratamento contextualizado do
conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o educando da condição
de espectador passivo. Se bem trabalhado permite que, ao longo da transposição
didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que
mobilizem o educando e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma
relação de reciprocidade.
A CONTEXTUALIZAÇÃO evoca por isso áreas,
âmbitos ou dimensões presentes na vida pessoal, social e cultural, e mobiliza
competências cognitivas já adquiridas.
O cotidiano e as relações estabelecidas
com o meio físico social devem permitir dar significado a qualquer conteúdo curricular,
fazendo a ponte entre o que se aprende na escola e o que se faz, vive e se observa no dia a dia.
Aprender sobre a sociedade, o indivíduo e
a cultura e não compreender ou reconhecer as relações existentes entre adultos
e jovens na própria família é perder a oportunidade de descobrir que as
ciências também contribuem para a convivência e a troca afetiva.
É possível generalizar a contextualização
como recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com
experiências da vida cotidiana ou com os conhecimentos adquiridos
espontaneamente sem induzir à banalização, sem perder o essencial da
aprendizagem escolar que é seu caráter sistemático, consciente e deliberado.
- TRABALHABILIDADE
A TRABALHABILIDADE é um método que
prepara o jovem para a sua inserção produtiva como profissional competente. É
um novo modo de compreender, sentir e agir diante do novo mundo do trabalho.
O desenvolvimento da trabalhabilidade do
educando compreende três estratégias formativas:
1. A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO - o
educando primeiro aprende para depois trabalhar, colocar em prática os
conhecimentos assimilados e as competências, habilidades e capacidades
desenvolvidas.
2. A EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - o educando trabalha para depois aprender.
3. A EDUCAÇÃO NO TRABALHO - o educando aprende trabalhando.
O currículo sob a forma de Matriz
Curricular, do qual constarão os componentes curriculares e respectivas cargas
horárias, número de semanas e dias letivos semanais e anuais será apresentado
ao órgão competente para aprovação e anexado ao Regimento, em consonância com a
legislação vigente.
........................................................................................................................
5. DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Baseada nos dispositivos da Lei Nº 9.394/96 e
da Instrução Nº 04/2008 escolar obedecerá aos seguintes critérios:
I - avaliação
contínua e cumulativa de desempenho do educando com prevalência dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos dos resultados ao longo do período sobre os
de eventuais provas finais;
II - possibilidade de aceleração de estudos para os educandos
com atraso escolar;
III - possibilidade de avanço nas séries mediante
verificação do aprendizado;
IV - aproveitamento de estudos concluídos com êxito
V - obrigatoriedade de estudos de recuperação;
paralelas ao período letivo, para educandos com baixo rendimento escolar;
VI - o educando deverá apresentar freqüência mínima
de 75% (setenta e cinco por cento) do total de 800 horas e 200 dias letivos
para aprovação;
..................................................................................................................
6. FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO E RECLASSIFICAÇÃO
6.1. DA
CLASSIFICAÇÃO
A classificação do educando ocorre:
I – por progressão plena;
II – por progressão parcial;
III – por comprovação de competência em exame
especial.
6.2. Da
Classificação por Progressão Plena
Será classificado por progressão plena o
educando que concluir com êxito a série cursada, obtendo ao final do ano letivo
ou após o período de recuperação final, nota igual ou superior a 6,0 (seis) em
todos os componentes curriculares e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco
por cento) do total de horas letivas.
6.3. Da Classificação
por Progressão Parcial
O
educando progredirá a série, na forma da progressão parcial, comprovada
freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas
e não conseguir, ao final do ano letivo e após a recuperação, os índices de
aproveitamento definidos pela Escola, em até 02 (duas) disciplinas
curriculares, cursadas durante o ano letivo.
Para progressão parcial serão observadas
as seguintes normas:
I – será encaminhada ao professor a ficha individual
de acompanhamento e registro de aprendizagem do ano anterior;
II – os conteúdos que não foram dominados na série
anterior serão trabalhados em forma de projeto especial;
III – aos educandos em progressão parcial serão
oferecidas no mínimo 03 (três) oportunidades de reensino e avaliação da
aprendizagem, no ano letivo subseqüente;
IV – educandos em progressão parcial terão estudos e
aprovação validada se conseguirem nota mínima 6,0 (seis) em uma das 03 (três)
oportunidades de exame a que serão submetidos durante o ano letivo.
Os educandos reprovados em até 02 (duas)
disciplinas, na 3ª série do Ensino Médio terão direito ao exame especial de
Progressão Parcial a realizar-se no final do ano letivo, conferindo-lhe, se
aprovado (a), o prosseguimento dos estudos, caso reprovados, repetirão a série
e, ao repetir a série, não poderão ser reprovados no (s) componente (s)
curricular (es) em que já obtiveram aprovação no (s) ano (s) letivo(s) anterior
(es).
6.4. DA
RECLASSIFICAÇÃO
Poderá ser reclassificado nas diversas
modalidades de ensino:
I – o educando que no início do ano letivo,
apresentar nível de aproveitamento equivalente ou superior exigido para a
conclusão da série em curso, comprovado através de exame especial, realizado
pela Escola, até 02 (dois) meses do início do ano letivo;
II – o educando desistente que cumprir mais de 50%
(cinqüenta por cento) do programa do ensino da última série cursada obtiver
índice de aproveitamento definido pela escola, em todas as disciplinas e
comprovar 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência mínima das horas
letivas ministradas até a data da desistência.
III – o educando reprovado por freqüência que obtiver
índice de aproveitamento definido pela escola em todas as disciplinas da série
cursada;
IV – o educando que apresentar interrupção do fluxo
escolar, em período igual ou superior a um ano.
A reclassificação do educando a que se
referem os incisos I, II, III, IV, ficará condicionada à realização de exame,
através de banca examinadora especial, instituída pelo estabelecimento composta
por professores das disciplinas que serão examinadas e a comprovação de
resultados satisfatórios em todas as disciplinas curriculares, revelando
competência para conclusão da série em curso ou anteriores a que o educando
requer sua matrícula, devendo ser observada a correlação idade/ série.
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7. FORMAS DE REGISTRO DOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
7.1. Da Escrituração Escolar Regular
A
escola dispõe de instrumentos de escrituração no que se refere à documentação
escolar e aos assentamentos individuais dos educandos.
São documentos necessários ao registro
escolar:
I – ficha de matrícula;
II – ficha individual;
III – diário de classe;
IV – atas de resultados finais;
V – atas de resultados especiais;
VI – declaração;
VII – histórico escolar.
A
escrituração e o arquivamento dos documentos têm por objetivo assegurar em
qualquer época, a verificação da:
I – identidade do educando;
II – regularidade dos estudos do educando;
III – autenticidade da sua vida escolar.
Ao educador compete o preenchimento dos
seguintes componentes do diário de classe:
I – no que se refere ao educando:
a) freqüência;
b) aproveitamento;
c) avaliação interdimensional;
d) ficha de acompanhamento e registros.
II – no que se refere ao conteúdo programático:
a) competências e habilidades;
b) eixos temáticos/conteúdos programáticos
vivenciados;
c) procedimentos metodológicos
d) procedimentos avaliativos.
Os dados escolares serão
registrados em livros, fichas e atas padronizadas, observando, onde se fizerem
necessários, os regulamentos e disposições legais aplicáveis.
Compete à Secretaria da Escola
registrar os dados constantes nos diários de classe e na ficha individual de
aprendizagem do educando.
Compete à coordenação pedagógica monitorar o cumprimento integral do
currículo o desenvolvimento das atividades pedagógicas e validar bimestralmente
os conteúdos das séries.
Compete ao gestor e à secretaria a responsabilidade por toda a
escrituração e expedição de documentos, bem como, a autenticidade pela aposição
de suas assinaturas.
7.2. Da Escrituração Escolar para Classificação e
Reclassificação
A escrituração da classificação
ou reclassificação do educando far-se-á através dos seguintes documentos:
I – ficha individual
do educando;
II – ata especial de
resultados finais;
III – livro de ata
para homologação de resultados do educando obtidos no exame especial.
A ata da banca examinadora
especial deverá ser lavrada pelo secretário da escola, assinada pelo gestor,
pelos professores integrantes da banca examinadora especial, pelo educando,
quando maior, ou por um responsável quando menor.
Os resultados dos exames obtidos
pelo educando deverão ser registrados no espaço destinado à observação na ficha
individual.
A secretaria da escola expedirá uma ata especial dos resultados finais
referentes aos exames para fins de classificação e reclassificação do educando.
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8. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação das ações da escola será
realizada através de reuniões, exposições, questionamentos, avaliações externas
(SAEB, SAEPE ENEM e outras) e da avaliação institucional realizada por todos os
envolvidos no processo educacional, a fim de comprovarem se os objetivos estão
sendo atingidos e redimensionarem as ações no caso de não termos alcançado a
meta desejada.
O acompanhamento e o controle da
realização das ações serão feitos por todos os envolvidos na Proposta
Pedagógica através da observação e da participação nas ações.
As
reuniões deverão ser feitas bimestralmente, registradas em ata, com todos os
participantes para a avaliação do que foi realizado, das ações em processo de
continuidade e replanejamento das ações que apresentaram dificuldades ou que
não foram alcançadas.
Dessa
forma, garantimos a participação e o engajamento de todos os que fazem a escola
na elaboração e execução do nosso projeto, bem como, a promoção de um ensino de
qualidade voltado para a formação ética e cidadã.
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9. EQUIPE
DOCENTE E ADMINISTRATIVA
CORPO
TÉCNICO/ADMINISTRATIVO
1.
Diretora: Jana
Cabral Félix
2.
Educadoras de
Apoio: Jany Cabral Félix/Josilene Maria de Oliveira
3.
Chefe de Secretaria:
Mª Aparecida Santiago da Silva
4. Bibliotecária: Elza Interaminense de Souza
6. Chefe do Núcleo Administrativo: Edja Carla Ribeiro
7. Chefe do Laboratório de Informática: José Everton
Israel Barbosa da Silva
8. Chefe dos Laboratórios de Ciências: Amanda Santos
da Mota Silveira
9. Assistentes Administrativos Educacionais:
Edilene
Pereira de Arruda
Mª de
Fátima Acioli Galvão
Maria
Zélia Gomes da Silva (cedida prefeitura)
Valdemir Gomes
de Oliveira (cedido AD Diper)
EDUCADORES – ENSINO MÉDIO
1.
Alzamar de
Oliveira Felipe
2.
Eraldo Rodrigues
da Silva (contrato temporário)
3.
Izaac de Melo
Barbosa
4.
Jana Cabral
Félix
5.
Jany Cabral
Félix
6.
Janaína de Souza
Bione
7.
José Gustavo
Braz Sarinho Barbosa (contrato temporário)
8.
José Sérgio
Xavier Duarte
9.
Josefa Liberato
Alves da Silva
10. Kátia Virgínia Aguiar da Silva Bahé
11. Maria Audemêre Fonsêca
12. Maria das Mercês Pedroso Silva Barbosa
13. Maria Lúcia Alves Aguiar de Farias
14. Maria Zélia Aleixo salvador de Paula
15. Narciso Souto Maior
16. Petrúcio Ranieri Freire
17. Rosália Pereira dos Santos
18. Sônia Maria Xavier Duarte
19. Sônia Galdino de Aguiar
EDUCADORES EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
1.
Sueli Mª da Mota Barros
2.
Rosanne Mª Oliveira de
Lucena Duarte
3.
Maria Margarida Leal
Bezerra (cedida Prefeitura)
AUXILIARES
DE SERVIÇOS GERAIS/ EFETIVOS
1.
Manoel Gomes
Barbosa Filho (efetivo)
2.
Maria de Lourdes
Oliveira (efetiva)
3.
Margarida
Severina da Silva (efetiva)
AUXILIARES
DE SERVIÇOS GERAIS/ LIBER
1. Ednaldo Gonçalves de Lima
2. Gilda Martins Barbosa
3. Ivanilda Lopes da Silva Juvenal
MERENDEIRAS/
ADLIM
1.
Adeíse
Pergentina da Silva
2.
Ana Gomes de
Araújo
3.
Raquel da Silva
Pessoa
Bom Jardim, Fevereiro de 2013.
Jana Cabral
Félix
- GESTORA -