PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



 
PROPOSTA PEDAGÓGICA


ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO Dr. MOTA SILVEIRA

NÍVEL DE ENSINO:
 ENSINO MÉDIO INTEGRAL
 


BOM JARDIM – PE.
2013

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APRESENTAÇÃO
  nsiderando que a Educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, em geral visando a sua melhor integração individual e social, e que uma educação de qualidade para todos só adquire sustentação com uma Proposta Pedagógica bem estruturada, os que fazem a Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira, após uma ação compartilhada com a direção, professores, funcionários, pais, membros da UEX (Unidade Executora), Conselho Escolar, representantes da comunidade, apresentam esta proposta que tem por objetivo primordial nortear nossa escola em todos os aspectos, buscando uma educação voltada para os princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visando ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
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IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
             A Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira é de competência Estadual, com Cadastro Escolar Nº E – 350.016, está localizada à Avenida Presidente Marechal Castelo Branco, S/N, Bairro Noelândia, município de Bom Jardim – PE. Funciona no horário das 7:30 às 16:30  contando atualmente com um efetivo de  educandos, distribuídos em 9 turmas do ensino integral.
ESTRUTURA FÍSICA
 O prédio encontra-se dentro das prescrições de Resolução 24/85 do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco e o Artigo 35 da Lei Federal Nº 9.394/96, tendo condições de funcionar com turmas do Ensino Médio.
            Possui: 01 (uma) Diretoria
  01 (uma) Secretaria
  01 (uma) Sala de Coordenação
  01 (uma) Sala de professores
  01 (uma) Biblioteca
                       18 (dezoito) Salas de aula
  01 (uma) Área coberta
  01 (uma) Cozinha
  01 (um) Depósito para merenda
  03 (três) Almoxarifados
  01 (uma) Quadra descoberta de pequeno porte
  07 (sete) sanitários – masculinos
  07 (sete) sanitários – femininos
 01 laboratório de informática
 01 laboratório de Línguas
 01 laboratório de Química
 01 laboratório de Biologia
 01 laboratório de Matemática e Física
  Área externa livre.

            A instalação elétrica e a hidráulica encontram-se em condições de uso regular. Desde setembro/2010 a escola encontra-se em reforma para ampliação do espaço.

RECURSOS FINANCEIROS
 Recebemos recursos enviados pelo MEC/FNDE através da UEX (Unidade Executora) e do Conselho Escolar, pelo Governo do Estado através da SEE (Secretaria de Educação), do Programa de Educação Integral e da GRE (Gerência Regional de Educação).
            Salientamos que todos os recursos são administrados pelo Conselho Escolar e aplicados de acordo com as normas estabelecidas pela SEE, atendendo às prioridades detectadas pela comunidade escolar.
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  1. JUSTIFICATIVA
 Em face da globalização e do grande avanço tecnológico, muitos são os desafios que se interpõem ao cidadão que precisa conviver com a imperiosa necessidade de se instrumentalizar para garantir seu espaço na nova e complexa sociedade. É com vista ao alcance de resultados cada vez mais expressivos, principalmente no que se relaciona à oferta de uma Educação de qualidade que a Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira, situada à Av. Presidente Marechal Castelo Branco, S/N, Bairro Noelândia, neste município, buscando melhorias e qualidade no ensino-aprendizagem, no aspecto físico, administrativo, social e financeiro, elabora este projeto que tem como finalidade atender às nossas necessidades de acordo com o que determina a Lei Nº 9.394 de 20/12/1996 – LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  
            NÍVEL DE ENSINO
 A EREM Dr. Mota Silveira oferece o Ensino Médio em regime integral, de acordo com as orientações do Programa de Educação Integral.
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  1. OBJETIVOS
 OBJETIVOS GERAIS
Ø   Promover com qualidade, competência e efetividade o desenvolvimento harmônico da inteligência, do corpo e do espírito nas diversas faixas etárias para a construção da cidadania, da ética e da solidariedade, a partir da educação formal, contemplando todos os segmentos de ensino.
Ø      Promover a relação inter e intra-escola na perspectiva de aprimoramento interpessoal e de contribuição para o processo de integração família/escola/comunidade e de democratização da gestão escolar.
Ø Promover a educação numa perspectiva interdimensional fundamentada no desenvolvimento das competências cognitivas (aprender a aprender), pessoais (aprender a ser), relacionais (aprender a conviver) e produtivas (aprender a fazer) para a formação integral dos jovens.
  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Ø   Reconhecer as principais razões ou os fatores que causam situações de sucesso e de dificuldades no ensino-aprendizagem favorecendo o desenvolvimento dos educandos para que adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia.
Ø   Promover o uso da pedagogia de projetos como forma de articular conhecimentos e trabalhar interdisciplinarmente.
Ø   Assegurar uma avaliação formativa analisando as diferentes capacidades do educando, explorando seu potencial e avaliando sua compreensão dos conteúdos curriculares, seus avanços e suas estratégias de auto-avaliação.
Ø   Promover no ambiente educativo o respeito, a alegria, a amizade, a cooperação e a solidariedade, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres.
Ø   Identificar soluções para as dificuldades de gestão de material e do patrimônio da escola.
Ø   Adequar as condições físicas e materiais da escola de forma a favorecer o desenvolvimento do educando, bem como a atuação dos docentes no processo ensino-aprendizagem.
Ø   Incentivar a participação da comunidade escolar na avaliação institucional para que seja um instrumento para a melhoria da qualidade da escola.
Ø   Zelar pelo compartilhamento de decisões e informações, pela preocupação com a qualidade da educação e pela transparência, através de uma gestão democrática.
Ø   Facilitar a participação e o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos recebidos pela escola.
Ø   Assegurar o acesso, a permanência e o sucesso do educando na escola através de ações integradas entre a escola e a comunidade.
Ø   Superar o problema da evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA – Médio) buscando a conscientização de todos envolvidos no processo educativo.
Ø   Oferecer ao corpo docente uma formação continuada que viabilize sua atualização profissional através da Secretaria de Educação e da equipe de coordenação pedagógica.

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  1. METAS
 Nossa Proposta Pedagógica propõe uma série de atividades, estruturadas principalmente no currículo, a serem desenvolvidas com autonomia, participação e responsabilidade de todos os envolvidos na Gestão Democrática.
            Está voltada, sobretudo, para:
Ø   O estímulo e o apoio ao professor na sua prática diária, no planejamento de aulas e na vivência do currículo de nossa escola.
Ø   A formação do educando através de conhecimentos básicos, da preparação científica e do uso dos seus conhecimentos em seu benefício e da sociedade.
Ø   A permanência e o sucesso do educando na escola através de atividades que o estimulem ao desenvolvimento cognitivo,produtivo, pessoal e relacional.
Ø   A formação integral do estudante.


METAS
AÇÕES
PERÍODO
PESSOAL ENVOLVIDO
RESPONSÁVEIS
Submeter equipe gestora, professores, pessoal administrativo a avaliações de desempenho.

Redirecionar ações administrativas e pedagógicas após análise de resultados de avaliações internas.
 Aplicar questionários de avaliação observando-se o desenvolvimento de ações pedagógicas e administrativas.

Elaborar e expor gráficos de resultados.

Participar de avaliações tendo como base os indicadores do IFC/RS e os padrões mínimos dos 5S para identificação dos resultados satisfatórios e/ ou insatisfatórios.
Elaborar planos de ação nas vertentes pedagógica e ambiental.
Semestralmente
Comunidade escolar.
Jany e Josilene
Estimular a participação dos pais nas atividades escolares.
Convidar os pais para reuniões, exposições, festas, palestras;
Entregar cronograma de atividades do bimestre.


Bimestralmente
Pais, equipe gestora, professores, educandos, funcionários.
Jana
Promover a formação cognitiva e emocional do educando.
Realizar oficinas tendo como base o Guia do Educando (Antônio Carlos Gomes da Costa).


Decorrer do ano letivo.
Pais, equipe gestora, professores, educandos, funcionários.




Jany
Ampliar a participação da comunidade escolar e local para apontar melhorias e promover mudanças.
Realizar encontros com a participação dos que fazem parte da escola e da comunidade.

Semestralmente.
Comunidade escolar e comunidade do entorno da escola.
Jana
Prestar contas, em tempo hábil, e tornar transparente o uso de todos os recursos recebidos.
Reunir o Conselho escolar e a UEX para decidir sobre o melhor uso dos recursos.
Afixar, em local público e visível, as Prestações de Contas.
Todo o ano letivo.
Equipe gestora, UEX e Conselho Escolar.
Jana
Desenvolver mecanismos de acompanhamento da manutenção, uso e conservação do patrimônio escolar.
Elaborar relatórios sobre a constituição do patrimônio escolar, sua conservação e as possibilidades de uso no desenvolvimento do processo pedagógico com qualidade.
Elaborar fichas de registro de crimes contra o patrimônio escolar para arquivo e tomada de providências.

Período letivo
Equipe gestora, auxiliares de serviços gerais e administrativos.



Jany e Josilene
Utilizar o resultado da avaliação de desempenho dos educandos para melhorar o processo pedagógico.
Discutir nas reuniões de Conselho de Classe e C.P.M.s as causas das dificuldades e fatores associados ao sucesso escolar, detectados na avaliação.

Bimestralmente
Equipe gestora, professores, funcionários, pais e comunidade.
Jany e Josilene
Estimular a participação efetiva de todos os segmentos da escola nas atividades educacionais.
Realizar reuniões com representantes dos vários segmentos da escola para discutir sobre o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Mensalmente.
Comunidade escolar.
Jana
Estabelecer estratégias visando à eficácia dos mecanismos de comunicação entre a escola e a família.

Promover oficinas para o estudo do Guia do Educador Familiar (Antônio Carlos Gomes da Costa)
Realizar C.P.M.s incentivando o estreitamento das relações dos pais com docentes e equipe gestora.
Promover palestras e oficinas com os pais e familiares.
Organizar e manter atualizada lista de contatos dos pais/responsáveis.

Bimestralmente.
Equipe gestora, professores, pais e representantes das turmas.
Cida, Jana e Jany
Estabelecer o fortalecimento da competência pedagógica como condição essencial para a melhoria do ensino.
Organizar capacitações que fundamentem a prática pedagógica.
Formar grupos de estudo com os professores das diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino como forma de reflexão dos procedimentos pedagógicos a serem programados e vivenciados.
Decorrer do ano letivo.
Professores e equipe pedagógica.











Jany e Josilene
Promover a reflexão sistemática da prática pedagógica da escola tendo como referencial a organização curricular e didática fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, OTMs, OCNs. Parâmetros Curriculares Estaduais e Proposta Curricular do Programa de Educação Integral.

Realizar encontros com o corpo docente da escola para discutir sobre a vivência e cumprimento dos documentos de orientação pedagógica vigentes na rede.

Bimestralmente.
Comunidade escolar.
Jana, Jany e Josilene
Elaborar instrumentos para monitoramento das metodologias e das atividades desenvolvidas nos diversos níveis de ensino.


Reunir o Conselho de Classe para identificar e analisar problemas referentes ao processo de ensino-aprendizagem.
Registrar em documento próprio as visitas de monitoramento das aulas.

Bimestral ou extraordinariamente
Membros do Conselho Escolar e equipe gestora.
Jana, Jany e Josilene
Garantir que a Biblioteca escolar seja um espaço que dê suporte técnico a educandos e professores no atendimento às necessidades cotidianas de informação e pesquisa.

Estimular projetos que aprofundem, impulsionem e fortaleçam a prática de leitura e de pesquisa na escola.
Organizar e atualizar periodicamente o acervo da biblioteca, facilitando a pesquisa.
Decorrer do ano letivo.
Bibliotecário, professores, equipe gestora, educandos.
Elza
Desenvolver a vivência das diversas formas de cultura.
Utilizar diferentes linguagens para enriquecer a produção escolar e a vivência da cidadania.
Incentivar as aptidões estudantis em relação às artes plásticas, cênicas, de música e dança.

Decorrer do ano letivo.
Comunidade escolar
Professores da área de linguagens
Garantir o uso adequado dos laboratórios de Biologia, Química, Física e Matemática.
Promover atividades que estimulem o interesse científico dos educandos (pesquisas, jogos, gincanas, confecção de material)
Decorrer do ano letivo.
Gestão, Chefe dos Laboratórios de Ciências, Educadores da área.
Chefe de laboratório (Amanda) e professores e exatas
Incentivar a realização de atividades esportivas, recreativas e de lazer.
Buscar parcerias para ampliar as possibilidades de realização de atividades esportivas,recreativas e de lazer, tais como a realização de Jogos Internos, participação nos Jogos Escolares Municipais e intercâmbio com outras instituições.

Decorrer do ano letivo.
Equipe gestora e educadores.
Izaac e Jany
Destinar tempo e recursos adequados para a elaboração de situações didáticas eficazes e significativas.
Organizar o horário de forma a garantir um dia de estudo para os educadores, por área do conhecimento.
Reunir professores para a reflexão e o redirecionamento da prática pedagógica objetivando elevar o índice de sucesso escolar dos educandos/ turmas com baixo desempenho.

Mensalmente.
Equipe pedagógica e educadores.
Jany e Josilene
Diminuir os índices de evasão na Educação de Jovens e Adultos.
Incentivar o corpo docente e discente na criação de novas oportunidades de aprendizagem e criação de projetos que contribuam para a permanência do educando na escola.
Reunir pais ou responsáveis pelos educandos faltosos e evadidos para torná-los parceiros no monitoramento da freqüência.
Acompanhar diariamente a frequência dos educandos.
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Decorrer do ano letivo.
Equipe pedagógica e administrativa, educadores, pais.














Jana, Cida, Josilene e Jany
Garantir o sucesso escolar elevando o índice de aprovação.
Definir estratégias para o acompanhamento do desempenho escolar do educando.
Apoiar os educadores no desenvolvimento de estratégias que garantam a manutenção e melhoria dos índices de aprovação escolar.

Decorrer do ano letivo.
Equipe gestora e educadores.
Jana
Promover ações visando ao desenvolvimento de atitudes de respeito aos direitos humanos no ambiente escolar e fora dele.
Realizar palestras com educadores e outros profissionais para a sensibilização de toda a comunidade escolar no que se refere aos direitos humanos.
 Elaborar coletivamente, no primeiro dia de aula, as regras de convivência e respeito ao patrimônio escolar, afixando-as, em local visível, em todas as salas de aula, bem como discutindo-as com os pais/ responsáveis.

Durante o ano letivo.
Comunidade escolar
Grêmio Estudantil e Jana, Jany, Josilene, Cida e Elza
Viabilizar o acesso à informação nos diversos canais de comunicação: livros, revistas, jornais, televisão, Internet.

Realizar palestras sobre uso adequado das tecnologias de informação na escola.
Disponibilizar espaços que garantam o uso adequado das tecnologias de informação da Escola.
Período letivo
Comunidade escolar e comunidade externa
José Everton
Elaborar um calendário de atividades conforme as necessidades da Escola e do Município de Bom Jardim.
Elaborar o calendário de atividades de maneira a atender aos objetivos educativos, sociais e culturais, visando à integração dos educandos da escola e da comunidade em geral.

Início do período letivo
Comunidade escolar
Jany, Jana e Josilene
Apoiar o Grêmio Estudantil em suas ações.
Realizar palestras e estudos com a Diretoria do Grêmio Estudantil para uma melhor atuação.
Realizar as eleições anuais para escolher os membros do Grêmio Estudantil, conforme o Regimento.

Acompanhar as ações desenvolvidas pelos membros do Grêmio Estudantil, tendo em vista a melhoria da escola e da educação em geral.

Durante o ano letivo.







Educandos gremistas, equipe gestora e educadores.











José Everton e Jana e o Grêmio Estudantil
Estimular o desenvolvimento do gosto pela leitura, tornando-a uma atividade prazerosa que oportunize também o desenvolvimento da expressão oral e escrita como forma de participação na sociedade e para o exercício da cidadania.
Realizar concursos de redação.
Participar de concursos externos como as Olimpíadas de Língua Portuguesa.
Consolidar o Projeto Sarau anualmente, a fim de que se possa desenvolver atividades interdisciplinares de pesquisa, leitura e produção de textos.


Organizar círculos de leitura utilizando livros emprestados da biblioteca da escola.
Promover exposição de livros e revistas.
Apoiar o Grêmio Literário no desenvolvimento de suas atividades.

Durante todo o ano letivo.
Comunidade escolar e comunidade externa.
Elza , professores de línguas e grêmio literário.
Oferecer ao educando uma Educação Física e Artística voltada para os esportes e a cultura: futebol de campo, futsal, voleibol, handebol e para a arte da dança e da música.
Criar modalidades esportivas alternativas através de jogos de salão como dama, xadrez, gamão e ping-pong.
Desenvolver a prática de esportes diversos.

Formar grupos de dança e teatro.

Formar grupos de jogos de salão.
Decorrer do ano letivo.
Equipe gestora, educadores, comunidade e outras instituições.
Izaac, Jany, Josilene e Kátia
Registrar o resultado das avaliações de acordo com as orientações da Lei em vigência.
Organizar o registro dos resultados dos educandos em documentos específicos (diários de classe,  fichas individuais).
Decorrer do ano letivo
Equipe gestora e educadores.
Professores, Cida
Informar aos educandos e pais sobre o desempenho em cada disciplina durante o ano letivo.

Divulgar as notas dos educandos.
Preencher e entregar boletins com resultados bimestrais de freqüência e aproveitamento.
Convocar os pais/responsáveis para análise de resultados de desempenho.
Decorrer das unidades letivas.
Equipe gestora e educadores.
Cida, Jany e Josilene
Zelar pela segurança de todos os que trabalham e estudam na escola, incentivando o uso do fardamento para a identificação dos membros da comunidade escolar.

Controlar a entrada e saída de pessoas na escola.
Articular com a SEE, Delegacia de Polícia para observação da escola, especialmente durante a realização de eventos promovidos pelos educandos e pelo corpo docente.
Durante todo o período letivo.
Comunidade escolar, Polícia Militar, Ministério Público.
Jana
Incentivar a participação dos educandos nas avaliações externas SAEB, SAEPE, ENEM e vestibular.
Elaborar e executar projeto interdisciplinar tendo como base as matrizes de referência do ENEM e SAEPE.
Selecionar e aplicar questões de provas do ENEM, SAEPE e vestibular.
Durante todo o período letivo.
Coordenação e educadores.
Professores de Língua Portuguesa e Matemática
 Promover a reflexão de toda a comunidade escolar acerca da importância do respeito ao legado indígena e africano, valorizando a identidade, a história e a cultura afro-brasileira e indígena, desenvolvendo posturas e valores que eduquem quanto à pluralidade étnico-racial do Brasil.

Desenvolver projetos interdisciplinares abordando temáticas indígenas e africanas.
Divulgar e preservar a cultura indígena no contexto local.
Praticar atividades voltadas às vivências de datas referentes à temática afro-brasileira e indígena (palestras, caminhadas, panfletagem, mostra cultural, fórum).
Durante todo o período letivo.



Abril (cultura indígena)
Novembro (cultura afro)
Equipe gestora, Educadores.
Professores da Área de Humanas
Promover atitudes de conservação e cuidado com o ambiente e o patrimônio escolar.
Implementar o Projeto “Ambiente saudável, aprendizado facilitado”.
Acompanhar ações de preservação do ambiente e patrimônio escolar.
Realizar palestras com profissionais de várias áreas para a conscientização sobre o zelo pelo ambiente e patrimônio da escola.
Durante todo o período letivo
Comunidade escolar
Jany, Josilene e Professores da Área de Exatas
Firmar parcerias para fortalecer as ações da escola.
Consolidar o Projeto “Parceiros MS” visando à captação de recursos humanos e materiais para o desenvolvimento das atividades escolares.
Durante todo o período letivo
Comunidade escolar
Elza
Incentivar hábitos saudáveis para a melhoria da saúde física e mental de educadores, funcionários e educandos.
Realizar momentos de sensibilização e reflexão coletiva.
Apresentar documentários que abordem temas diversos, como drogas, violência...)
Realizar palestras e oficinas em parceria com a Secretaria de Saúde, Assistência Social, Igrejas Católica e Batista, Centros Espíritas e Coordenadoria da Mulher.
Durante todo o período letivo
Comunidade escolar, especialistas, padre e/ou pastor.
Jana, Jany, Josilene e Grêmio Estudantil

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4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
   A organização do currículo do Ensino Médio será feita de acordo com as regras estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases, atendendo às características locais dos clientes:
I - a carga horária mínima anual será de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar excluído o tempo reservado a recuperação;
II - a matriz curricular no Ensino Médio Integral obedecerá à determinação da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco;
III - ao educando será assegurada carga horária do núcleo comum e parte diversificada do Ensino Médio conforme legislação vigente.
 Os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
 O ensino de Artes constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos educandos.
 A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica ajustando-se às faixas e às condições da população escolar.
 O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.
Os conteúdos curriculares do Ensino Médio da EREM Dr. Mota Silveira observará as seguintes diretrizes:
I – a difusão de valores fundamentais ao interesse social aos direitos e deveres dos cidadãos, diz respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II – consideração das condições de escolaridade dos educandos em cada estabelecimento;
III – orientação para o trabalho;
IV – promoção do desporte educacional e apoio às práticas desportivas não-formais;
V – promoção de conteúdos e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos educandos da zona rural
 Além disso, a Proposta Curricular terá como eixos metodológicos a educação para valores, o protagonismo juvenil, a avaliação interdimensional, a interdisciplinaridade, a contextualização e a trabalhabilidade.
Educar para valores significa criar espaços, situações e condições para que o jovem se realize enquanto pessoa autônoma, dotando-o de bons critérios para fazer escolhas. Na vivência de valores o educando tem oportunidade de ressignificar o seu mundo interior. Eles entram na vida do jovem por meio de práticas e vivências que resultam em mudanças de atitudes e comportamentos.
O Protagonismo Juvenil contribui para a formação do jovem enquanto cidadão solidário. É um método de ação educativa que oferece aos educandos oportunidade de vivenciar acontecimentos e situações favoráveis a sua formação para o exercício da cidadania. O protagonismo juvenil considera o jovem acima de tudo, não apenas como parte do problema, mas como parte da solução.

AVALIAÇÃO INTERDIMENSIONAL
A AVALIAÇÃO INTERDIMENSIONAL é  a avaliação que visa colher infor-mações básicas sobre o desenvolvimento do educando relacionado às competências cognitivas (aprender a aprender) , pessoais (aprender a ser) , relacionais  ( aprender a conviver ) e produtivas ( aprender a fazer )
  1. INTERDISCIPLINARIDADE
 O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE fica mais claro quando se considera o fato de que todo conhecimento mantém um diálogo per-manente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos.
A interdisciplinaridade vai além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evita a diluição delas em generalidades.
      Será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudos, pesquisa e ação, que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio.
      É fácil constatar que algumas disciplinas se identificam e aproximam, outras se diferenciam e distanciam, em vários aspectos: pelos métodos e procedimentos que envolvem, pelo objeto que pretende conhecer, ou ainda pelo tipo de habilidade que mobilizam naquele que investiga, conhece, ensina ou aprende.
      A Interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto do conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.
      Deve fundamentar-se na necessidade das escolas, educadores e educandos de: explicar, compreender, intervir, mudar, prever algo que desafia uma disciplina e atrai a ascensão de outros olhares disciplinares.
      A interdisciplinaridade mobiliza competências cognitivas para deduzir, tirar inferências ou fazer previsões a partir do fato observado.
2.      CONTEXTUALIZAÇÃO
 CONTEXTUALIZAR o conteúdo que se quer que seja aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.
O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o educando da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o educando e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade.
A CONTEXTUALIZAÇÃO evoca por isso áreas, âmbitos ou dimensões presentes na vida pessoal, social e cultural, e mobiliza competências cognitivas já adquiridas.
O cotidiano e as relações estabelecidas com o meio físico social devem permitir dar significado a qualquer conteúdo curricular, fazendo a ponte entre o que se aprende na escola e o que se faz, vive e  se observa no dia a dia.
Aprender sobre a sociedade, o indivíduo e a cultura e não compreender ou reconhecer as relações existentes entre adultos e jovens na própria família é perder a oportunidade de descobrir que as ciências também contribuem para a convivência e a troca afetiva.
É possível generalizar a contextualização como recurso para tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências da vida cotidiana ou com os conhecimentos adquiridos espontaneamente sem induzir à banalização, sem perder o essencial da aprendizagem escolar que é seu caráter sistemático, consciente e deliberado.
  1. TRABALHABILIDADE
A TRABALHABILIDADE é um método que prepara o jovem para a sua inserção produtiva como profissional competente. É um novo modo de compreender, sentir e agir diante do novo mundo do trabalho.
O desenvolvimento da trabalhabilidade do educando compreende três estratégias formativas:
1.      A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO -  o educando primeiro aprende para depois trabalhar, colocar em prática os conhecimentos assimilados e as competências, habilidades e capacidades desenvolvidas.
2.      A EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - o educando trabalha para depois aprender.
3.      A EDUCAÇÃO NO TRABALHO -  o educando aprende trabalhando.
 
O currículo sob a forma de Matriz Curricular, do qual constarão os componentes curriculares e respectivas cargas horárias, número de semanas e dias letivos semanais e anuais será apresentado ao órgão competente para aprovação e anexado ao Regimento, em consonância com a legislação vigente.
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5. DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM


 Baseada nos dispositivos da Lei Nº 9.394/96 e da Instrução Nº 04/2008 escolar obedecerá aos seguintes critérios:
 I - avaliação contínua e cumulativa de desempenho do educando com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
II - possibilidade de aceleração de estudos para os educandos com atraso escolar;
III - possibilidade de avanço nas séries mediante verificação do aprendizado;
IV - aproveitamento de estudos concluídos com êxito
V - obrigatoriedade de estudos de recuperação; paralelas ao período letivo, para educandos com baixo rendimento escolar;
VI - o educando deverá apresentar freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de 800 horas e 200 dias letivos para aprovação;
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6. FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO E RECLASSIFICAÇÃO
 
6.1. DA CLASSIFICAÇÃO

A classificação do educando ocorre:
I – por progressão plena;
II – por progressão parcial;
III – por comprovação de competência em exame especial.

  
6.2. Da Classificação por Progressão Plena

 Será classificado por progressão plena o educando que concluir com êxito a série cursada, obtendo ao final do ano letivo ou após o período de recuperação final, nota igual ou superior a 6,0 (seis) em todos os componentes curriculares e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas.

6.3. Da Classificação por Progressão Parcial

 O educando progredirá a série, na forma da progressão parcial, comprovada freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas e não conseguir, ao final do ano letivo e após a recuperação, os índices de aproveitamento definidos pela Escola, em até 02 (duas) disciplinas curriculares, cursadas durante o ano letivo.
Para progressão parcial serão observadas as seguintes normas:
I – será encaminhada ao professor a ficha individual de acompanhamento e registro de aprendizagem do ano anterior;
II – os conteúdos que não foram dominados na série anterior serão trabalhados em forma de projeto especial;
III – aos educandos em progressão parcial serão oferecidas no mínimo 03 (três) oportunidades de reensino e avaliação da aprendizagem, no ano letivo subseqüente;
IV – educandos em progressão parcial terão estudos e aprovação validada se conseguirem nota mínima 6,0 (seis) em uma das 03 (três) oportunidades de exame a que serão submetidos durante o ano letivo.
Os educandos reprovados em até 02 (duas) disciplinas, na 3ª série do Ensino Médio terão direito ao exame especial de Progressão Parcial a realizar-se no final do ano letivo, conferindo-lhe, se aprovado (a), o prosseguimento dos estudos, caso reprovados, repetirão a série e, ao repetir a série, não poderão ser reprovados no (s) componente (s) curricular (es) em que já obtiveram aprovação no (s) ano (s) letivo(s) anterior (es).

6.4. DA RECLASSIFICAÇÃO

 Poderá ser reclassificado nas diversas modalidades de ensino:
I – o educando que no início do ano letivo, apresentar nível de aproveitamento equivalente ou superior exigido para a conclusão da série em curso, comprovado através de exame especial, realizado pela Escola, até 02 (dois) meses do início do ano letivo;
II – o educando desistente que cumprir mais de 50% (cinqüenta por cento) do programa do ensino da última série cursada obtiver índice de aproveitamento definido pela escola, em todas as disciplinas e comprovar 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência mínima das horas letivas ministradas até a data da desistência.
III – o educando reprovado por freqüência que obtiver índice de aproveitamento definido pela escola em todas as disciplinas da série cursada;
IV – o educando que apresentar interrupção do fluxo escolar, em período igual ou superior a um ano.
A reclassificação do educando a que se referem os incisos I, II, III, IV, ficará condicionada à realização de exame, através de banca examinadora especial, instituída pelo estabelecimento composta por professores das disciplinas que serão examinadas e a comprovação de resultados satisfatórios em todas as disciplinas curriculares, revelando competência para conclusão da série em curso ou anteriores a que o educando requer sua matrícula, devendo ser observada a correlação idade/ série.

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 7. FORMAS DE REGISTRO DOS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

7.1. Da Escrituração Escolar Regular

 A escola dispõe de instrumentos de escrituração no que se refere à documentação escolar e aos assentamentos individuais dos educandos.
São documentos necessários ao registro escolar:
I – ficha de matrícula;
II – ficha individual;
III – diário de classe;
IV – atas de resultados finais;
V – atas de resultados especiais;
VI – declaração;
VII – histórico escolar.
 A escrituração e o arquivamento dos documentos têm por objetivo assegurar em qualquer época, a verificação da:
I – identidade do educando;
II – regularidade dos estudos do educando;
III – autenticidade da sua vida escolar.
Ao educador compete o preenchimento dos seguintes componentes do diário de classe:
I – no que se refere ao educando:
a) freqüência;
b) aproveitamento;
c) avaliação interdimensional;
d) ficha de acompanhamento e registros.
II – no que se refere ao conteúdo programático:
a) competências e habilidades;
b) eixos temáticos/conteúdos programáticos vivenciados;
c) procedimentos metodológicos
d) procedimentos avaliativos.
 Os dados escolares serão registrados em livros, fichas e atas padronizadas, observando, onde se fizerem necessários, os regulamentos e disposições legais aplicáveis.
 Compete à Secretaria da Escola registrar os dados constantes nos diários de classe e na ficha individual de aprendizagem do educando.
Compete à coordenação pedagógica monitorar o cumprimento integral do currículo o desenvolvimento das atividades pedagógicas e validar bimestralmente os conteúdos das séries.
Compete ao gestor e à secretaria a responsabilidade por toda a escrituração e expedição de documentos, bem como, a autenticidade pela aposição de suas assinaturas.

7.2. Da Escrituração Escolar para Classificação e Reclassificação
 A escrituração da classificação ou reclassificação do educando far-se-á através dos seguintes documentos:
I – ficha individual do educando;
II – ata especial de resultados finais;
III – livro de ata para homologação de resultados do educando obtidos no exame especial.
 A ata da banca examinadora especial deverá ser lavrada pelo secretário da escola, assinada pelo gestor, pelos professores integrantes da banca examinadora especial, pelo educando, quando maior, ou por um responsável quando menor.
 Os resultados dos exames obtidos pelo educando deverão ser registrados no espaço destinado à observação na ficha individual.
A secretaria da escola expedirá uma ata especial dos resultados finais referentes aos exames para fins de classificação e reclassificação do educando.

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8. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
 A avaliação das ações da escola será realizada através de reuniões, exposições, questionamentos, avaliações externas (SAEB, SAEPE ENEM e outras) e da avaliação institucional realizada por todos os envolvidos no processo educacional, a fim de comprovarem se os objetivos estão sendo atingidos e redimensionarem as ações no caso de não termos alcançado a meta desejada.
O acompanhamento e o controle da realização das ações serão feitos por todos os envolvidos na Proposta Pedagógica através da observação e da participação nas ações.
            As reuniões deverão ser feitas bimestralmente, registradas em ata, com todos os participantes para a avaliação do que foi realizado, das ações em processo de continuidade e replanejamento das ações que apresentaram dificuldades ou que não foram alcançadas.
            Dessa forma, garantimos a participação e o engajamento de todos os que fazem a escola na elaboração e execução do nosso projeto, bem como, a promoção de um ensino de qualidade voltado para a formação ética e cidadã.
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9. EQUIPE DOCENTE E ADMINISTRATIVA
CORPO TÉCNICO/ADMINISTRATIVO
1.      Diretora: Jana Cabral Félix
2.      Educadoras de Apoio: Jany Cabral Félix/Josilene Maria de Oliveira
3.      Chefe de Secretaria: Mª Aparecida Santiago da Silva
4. Bibliotecária: Elza Interaminense de Souza
6. Chefe do Núcleo Administrativo: Edja Carla Ribeiro
7. Chefe do Laboratório de Informática: José Everton Israel Barbosa da Silva
8. Chefe dos Laboratórios de Ciências: Amanda Santos da Mota Silveira
9. Assistentes Administrativos Educacionais:
     Edilene Pereira de Arruda
     Mª de Fátima Acioli Galvão
     Maria Zélia Gomes da Silva (cedida prefeitura)
     Valdemir Gomes de Oliveira (cedido AD Diper)
    EDUCADORES – ENSINO MÉDIO
1.      Alzamar de Oliveira Felipe
2.      Eraldo Rodrigues da Silva (contrato temporário)
3.      Izaac de Melo Barbosa
4.      Jana Cabral Félix
5.      Jany Cabral Félix
6.      Janaína de Souza Bione
7.      José Gustavo Braz Sarinho Barbosa (contrato temporário)
8.      José Sérgio Xavier Duarte
9.      Josefa Liberato Alves da Silva
10. Kátia Virgínia Aguiar da Silva Bahé
11. Maria Audemêre Fonsêca
12. Maria das Mercês Pedroso Silva Barbosa
13. Maria Lúcia Alves Aguiar de Farias
14. Maria Zélia Aleixo salvador de Paula
15. Narciso Souto Maior
16. Petrúcio Ranieri Freire
17. Rosália Pereira dos Santos
18. Sônia Maria Xavier Duarte
19. Sônia Galdino de Aguiar
EDUCADORES EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
1.      Sueli Mª da Mota Barros
2.      Rosanne Mª Oliveira de Lucena Duarte
3.      Maria Margarida Leal Bezerra (cedida Prefeitura)
AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS/ EFETIVOS
1.      Manoel Gomes Barbosa Filho (efetivo)
2.      Maria de Lourdes Oliveira (efetiva)
3.      Margarida Severina da Silva (efetiva)
AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS/ LIBER
1. Ednaldo Gonçalves de Lima
2. Gilda Martins Barbosa
3. Ivanilda Lopes da Silva Juvenal
MERENDEIRAS/ ADLIM
1.      Adeíse Pergentina da Silva
2.      Ana Gomes de Araújo
3.      Raquel da Silva Pessoa


Bom Jardim,  Fevereiro de 2013.
Jana Cabral Félix
- GESTORA -