terça-feira, 1 de julho de 2014

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - Outubro de 2013



EREM Dr. MOTA SILVEIRA
Bom Jardim - PE


INTRODUÇÃO
            Quando se busca ter uma qualidade de vida ideal, deve-se compreender que tal qualidade está diretamente formada pelos interesses de cada indivíduo junto à sua formação ética, cívica e de conhecimento ao seu habitat.
            A compreensão de sociedade e de comunidade para um indivíduo deve estar ancorada como base das ações de servir ao próximo conforme as capacidades delegadas ao dom de cada ser. Deve-se ter a definição de que a qualidade de vida, não é simplesmente a melhor condição de bem estar momentâneo de um indivíduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade das transformações que o indivíduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar na melhoria de condições que facilitem o alcance desta para todos.
            A qualidade de vida está dentro de um contexto global, e diante disso a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 que ocorrerá entre os dias 21 e 27 de outubro, com o tema "Ciência, Saúde e Esporte" é um momento em que serão estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com um determinado tema.
            O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas, buscando alcançar uma boa qualidade de vida.
            Tendo por base este preceito, a EREM Dr. Mota Silveira, desenvolve o Projeto “Conectando ideias: Ciência, Tecnologia e Saúde”, que de forma interdisciplinar unifica as disciplinas (Biologia, Química, Física, Matemática e Educação Física), além de também envolver a tecnologia que está presente em diversas atividades do dia a dia da sociedade, e as demais disciplinas. Serão desenvolvidas atividades de mobilização social, cultura, de inclusão digital e meio ambiente visando melhorar a qualidade de vida e o exercício da cidadania. 

JUSTIFICATIVA – Tema 01 (Ciência)
            As condições ambientais em que vivemos se agravam a cada momento, tornando-se relevante conhecer essas condições e refletir sobre elas. Diante diss,o se definirmos o ambiente como sendo tudo aquilo que nos cerca, ele será o universo e de maneira mais restrita o planeta Terra é nossa casa, nosso ambiente onde temos todos os componentes que necessitamos para viver. De acordo com este ponto de vista não podemos sair daqui!
            Sabendo que a nossa existência está sendo ameaçada no planeta Terra. O que nos resta a fazer é tentar melhorar as condições de sobrevivência oferecidas nele, já que não é mais possível suportar as condições que temos criado nesse ambiente e nem tão pouco abandoná-lo.
            Modificar o nosso ambiente significa, portanto, entendê-lo como nosso, o que requer uma mudança em nossa forma de entender o mundo, de nos relacionarmos com as outras pessoas e os seres vivos, de produzir e de consumir. A proposta é pensar e entender que somos parte do ambiente e que por ação ou omissão quem faz o ambiente somos nós!

JUSTIFICATIVA – Tema 02 (Tecnologia)
            Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico da escola é uma maneira de se aproximar da geração que está passando por mudanças graças às novas tecnologias. É curioso observar que poucas inovações tecnológicas provocaram tantas mudanças em tão pouco tempo na sociedade como as novas tecnologias de informação e comunicação – TIC. Dentro dessas mudanças estão incluídas as realizadas na educação. Novas maneiras de pensar e conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática (LÉVY, 1998).
            Muito antes do surgimento do computador, não poderia se imaginar o quanto tal feito influenciaria tanto a vida de todos. Hipertextos, multimídias, armazenamento ótico, interfaces gráficas, sistemas de informação, bibliotecas virtuais, publicações eletrônicas, aprendizagem assistida por computador, dentre outras situações podem ser encontradas no nosso dia a dia e são consideradas previsões de um futuro informatizado. Previsões como estas mostram que a expectativa de se utilizarem novas tecnologias para facilitar a vida humana em diversos aspectos, inclusive o educacional, já existiam antes mesmo do desenvolvimento dos recursos técnicos que as tornariam uma realidade.
            As novas tecnologias trazem muitas questões diante da inevitabilidade de se ter que conviver com elas na educação: Como expectadores, que benefício podemos usufruir com as novas tecnologias? Que mudanças teremos que realizar, efetivamente, em nossa atividade diária? Que novos conhecimentos e habilidades devemos desenvolver para fazer bom uso desta tecnologia?
            Para as escolas e educadores, a necessidade mais importante criada pelo uso generalizado da TIC, é saber como aplicar todo o potencial existente no sistema educacional, especialmente nos seus componentes pedagógicos e processos de ensino e de aprendizagem. É necessário entendermos o porquê dos avanços das TICs e em que elas podem interferir na educação e na construção de hábitos voltados ao convívio social. 

JUSTIFICATIVA – Tema 03 (Saúde)
            O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade. Diante destas necessidades, a EREM Dr. MOTA SILVEIRA, através das aulas de educação física, propõe desenvolver métodos de iniciação esportiva e de valorização do corpo por meio de atividades físicas que nos mostram o quanto é importante uma vida melhor e mais saudável pondo em prática os bons hábitos construídos em sala de aula.
            Transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo, descrever características de doenças, bem como refletir sobre nossos hábitos de higiene e alimentação são suficientes para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

OBJETIVO
- Vivenciar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT;

-Compreender a necessidade de utilização de meios tecnológicos em sala de aula;

TURMA 01 – Tecnologia
 “Sociedade da informação”
Séries envolvidas: 1ºs, 2ºs e 3ºs anos
Atividades a serem desenvolvidas:
- Estudo, análise e apresentação das diferentes tecnologias oferecidas pelo governo do estado e sua importância na educação (Tablet’s, Quiosque, Lousa digital, Data show multi-mídia, Diário digital);
- Trabalho com os livros sobre bullying - Bullying na internet;
- Pesquisas sobre os avanços tecnológicos do século XXI.
- Exposição prática - Robótica (sismógrafos e Burgg)

TURMA 02 – Ciências


“Ser urbano: Sem ambiente não há quem aguente!”
Séries envolvidas: alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs
Atividades a serem desenvolvidas:
- Experimentos sobre efeitos da chuva ácida - Poluição sonora (robótica – isolamento acústico), visual, da água e do ar;
- Apresentação - Lixo (formas de reutilização e reaproveitamento); 3ºs.
- Exposição (energia eólica- material da mostra) Fontes de energia renovável;

TURMA 03 – Saúde
“Um corpo em busca da qualidade de vida.”
Séries envolvidas: alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs
Atividades a serem desenvolvidas:
- Hábitos alimentares e prática esportiva;
- Teste IMC (sala de aula) e GLICEMIA (parceria com algum laboratório);

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES
22- Abertura da semana, pela manhã, com a exposição de um filme voltado à temática; (manhã)
22 – Palestras:
Saúde (Bruna – Fisioterapeuta)
Tecnologia (Lucio Mário tecnologia e saúde)
As palestras serão realizadas no Centro Cultural Marineide Braz, no horário da tarde.
23 – Apresentação dos grupos divididos por temas para as turmas; (manhã e tarde sendo cada aula uma turma)
24 – Apresentação dos grupos divididos por temas para as escolas visitantes; (manhã - 30 senhas por escola “ETB, Ginásio, RH, Colégio e São Francisco”). (tarde – 30 senhas por escola “ETB, Ginásio, RH e Colégio”).

ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL
- 50 chaveiros para lembrancinha dos professores visitantes;
- Confecção de um banner por equipe com slogan e tema da sala, além de um principal para a entrada;
- Confecção de convite e senhas para as escolas;
- Confecção de blusas personalizadas com o slogan e tema;
- Materiais diversos a serem descritos de acordo com o que vai ser desenvolvido.
Obs. Cada sala ficará com representação de todas as turmas, sendo o grupo formado por 15 alunos (5 dos 1ºs, 5 dos 2ºs e 5 dos 3ºs). Este grupo será dividido da seguinte forma: 2 recepcionistas, 7 apresentadores e 6 para ornamentação e apoio. Os trabalhos poderão ser organizados com a colaboração de José Everton no lab. de informática, de acordo com o calendário elaborado por Jany Cabral.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS
DATA
AULA
TURMA
ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA
07/10
7ª e 8ª
Ciência
Tecnologia
Saúde
Apresentação do projeto, registro de sugestões.
08/10
4ª e 5ª
Ciência
Apresentação do material organizado pelas equipes.
08/10
8ª e 9ª
Tecnologia
Apresentação do material organizado pelas equipes.
10/10
7ª e 8ª
Saúde
Apresentação do material organizado pelas equipes.
11/10
7ª e 8ª
Ciência
Tecnologia
Saúde
Ensaios
15/10
4ª e 5ª
Ciência
Tecnologia
Saúde
Ensaios
17/10
À noite

Ciência
Tecnologia
Saúde
Organização dos espaços e ensaios.

21/10
Á tarde

Organização dos espaços e ensaios.
Observação: As equipes poderão organizar as atividades nos horários de intervalos e almoço.

REFERÊNCIAS
AGÊNCIA GOIANA DE ESPORTE E LAZER / - AGEL – PROJETO FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE

AGUIAR J. O. G. Mudança conceitual em sala de aula: o ensino de ciências numa perspectiva construtivista. Belo Horizonte: CEFET-MG, 1995. (Dissertação, Mestrado em Educação Tecnológica).

INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PROJETOS / Trabalho apresentado no Congresso Anual de Tecnologia da Informação - CATI, 2004, São Paulo - SP.
Anais do Congresso Anual de Tecnologia da Informação, 2004. v. 1. p. 1-13.
Eduardo Fernandes Barbosa eduardo@tecnologiadeprojetos.com.br
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Dácio Guimarães de Moura dacio@tecnologiadeprojetos.com.br
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG
Alexandre Fernandes Barbosa alex.barbosa@uol.com.br
Fundação Getúlio Vargas – EASFGV-SP


















Um comentário:

  1. Amei o blog! Parabéns pelos projetos maravilhosos.Que bom fazer parte dessa família.

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