sexta-feira, 11 de abril de 2014

CONSELHO DE PAIS - Agosto de 2013



Conselho de Classe
O Conselho de Classe, enquanto instrumento de avaliação, requer que os estudantes estejam sendo constantemente observados pelos educadores e demais componentes da comunidade escolar.
Nesta prática avaliativa, cada estudante é visto individualmente, em suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias particulares.
Para que a avaliação realizada pelo conselho gere melhorias, é necessária uma a reflexão coletiva com a participação de todos os envolvidos no processo: estudantes, pais, educadores e equipes gestora e pedagógica da escola.
Baseando-se neste princípio de um conselho de classe participativo, a EREM Dr. Mota Silveira promoveu dois momentos para atingir esse objetivo. Inicialmente, no dia 28 de junho, reuniram-se equipe gestora e professores para a análise dos apontamentos registrados durante a unidade no que se refere às atitudes comportamentais, freqüência e desempenho, além da adequação às normas da escola, fatores que interferem na aprendizagem. Em seguida, foi preenchida pelos professores uma ficha avaliativa na qual foram indicados os aspectos avaliativos de cada turma sendo registrados o foco do problema e sugestões para solucioná-los.
  Nos dias 05 e 06 de agosto houve o encontro com pais, mestres e estudantes das turmas em que foram detectadas situações mais graves, com a finalidade de observar os resultados da 2ª unidade bimestral, tendo em vista os dados obtidos no momento anterior.
 Os trabalhos iniciaram com uma reflexão coletiva a partir da observação do vídeo: “A tirinha que emocionou o mundo” em que se expôs a necessidade de valorização do papel dos pais na vida dos filhos, bem como foram ouvidos depoimentos de alguns pais e estudantes presentes.

A equipe pedagógica entende que, ao observar, diagnosticar e registrar os acontecimentos cotidianos que refletem atitudes e comportamentos das turmas e apresentá-los a todos os envolvidos, é possível verificar os acertos e erros e definir estratégias a serem desenvolvidas por todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Sendo assim, foram apresentados os resultados gerais das turmas referentes ao segundo bimestre, no que diz respeito ao desempenho, faltas, chegadas atrasadas, saídas antecipadas, aceitação das normas escolares e atitudes comportamentais inadequadas.
Após a explanação, os participantes puderam debater os problemas detectados e propor ações para melhoria dos resultados insatisfatórios.  


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