Vivenciando a Cultura Indígena
A obrigatoriedade do ensino da cultura e história
afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas brasileiras, está
assegurada através da lei federal n° 10.639.
Para nortear o cumprimento desta legislação, o
Conselho Nacional de Educação aprovou em 2004 e o Ministério da Educação (MEC)
homologou as Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN's) para educação das relações étnico-raciais. Pelas
diretrizes, o ensino deve ter três princípios: consciência política e histórica
da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas
de combate ao racismo e às discriminações. Os princípios se desdobram em
diversas ações e posturas a serem tomadas pelos estabelecimentos de ensino.
Dessa forma, o MEC institui a importância de se conhecer
o processo de construção do Brasil numa perspectiva multirracial, oferecendo
oportunidade ao estudante de estudar e discutir sobre a história do país.
Considerando esse contexto, a EREM Dr.
Mota Silveira, inseriu no seu Projeto Político Pedagógico ações que contemplem
a temática numa proposta interdisciplinar, tendo como meta promover a reflexão
de toda a comunidade escolar acerca da importância do respeito ao legado
indígena e africano, valorizando a identidade, a história e a cultura
afro-brasileira e indígena, desenvolvendo posturas e valores que eduquem quanto
à pluralidade étnico-racial do Brasil. Para isso, foram estabelecidas ações
para:
- desenvolver a vivência das diversas formas de
cultura.
-
divulgar e preservar a cultura indígena no contexto local.
-
praticar atividades voltadas às comemorações de datas referentes à temática
afro-brasileira e indígena (palestras, caminhadas, panfletagem, mostra
cultural, fórum).
-
desenvolver projetos interdisciplinares abordando temáticas indígenas e
africanas.
Num primeiro momento, procurou-se associar a cultura
indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos estudantes proporcionando
o contato com as tradições e, consequentemente, o saber da história do nosso
país.
No dia 19 de abril deste ano, foram vivenciadas
algumas atividades sobre a cultura indígena:
- Apresentação de vídeo sobre a invasão dos índios no
plenário federal.
- Debate sobre os direitos dos povos indígenas.
- Apresentação cultural (teatro e dança) sobre a
valorização da cultura indígena na formação do povo brasileiro.
Assim, procurou-se reconhecer a cultura indígena
dentro da organização política, social e econômica do Brasil contemporâneo,
identificando elementos históricos e humanos que permeiam as relações dos povos
indígenas com o desenvolvimento do país.
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