sexta-feira, 11 de abril de 2014

DIA DO ÍNDIO - Abril de 2013


 
Vivenciando a Cultura Indígena

A obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas brasileiras, está assegurada através da lei federal n° 10.639.
Para nortear o cumprimento desta legislação, o Conselho Nacional de Educação aprovou em 2004 e o Ministério da Educação (MEC) homologou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) para educação das relações étnico-raciais. Pelas diretrizes, o ensino deve ter três princípios: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Os princípios se desdobram em diversas ações e posturas a serem tomadas pelos estabelecimentos de ensino.
Dessa forma, o MEC institui a importância de se conhecer o processo de construção do Brasil numa perspectiva multirracial, oferecendo oportunidade ao estudante de estudar e discutir sobre a história do país.
Considerando esse contexto, a EREM Dr. Mota Silveira, inseriu no seu Projeto Político Pedagógico ações que contemplem a temática numa proposta interdisciplinar, tendo como meta promover a reflexão de toda a comunidade escolar acerca da importância do respeito ao legado indígena e africano, valorizando a identidade, a história e a cultura afro-brasileira e indígena, desenvolvendo posturas e valores que eduquem quanto à pluralidade étnico-racial do Brasil. Para isso, foram estabelecidas ações para:
- desenvolver a vivência das diversas formas de cultura.
- divulgar e preservar a cultura indígena no contexto local.
- praticar atividades voltadas às comemorações de datas referentes à temática afro-brasileira e indígena (palestras, caminhadas, panfletagem, mostra cultural, fórum).
- desenvolver projetos interdisciplinares abordando temáticas indígenas e africanas.
Num primeiro momento, procurou-se associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos estudantes proporcionando o contato com as tradições e, consequentemente, o saber da história do nosso país.
No dia 19 de abril deste ano, foram vivenciadas algumas atividades sobre a cultura indígena:
- Apresentação de vídeo sobre a invasão dos índios no plenário federal.
- Debate sobre os direitos dos povos indígenas.
- Apresentação cultural (teatro e dança) sobre a valorização da cultura indígena na formação do povo brasileiro.

Assim, procurou-se reconhecer a cultura indígena dentro da organização política, social e econômica do Brasil contemporâneo, identificando elementos históricos e humanos que permeiam as relações dos povos indígenas com o desenvolvimento do país.




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