Conferência Nacional de Educação
PARTICIPANTES:
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM
ENSINO MÉDIO Dr. MOTA SILVEIRA
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JUSTULINO
FERREIRA GOMES
ESCOLA RAIMUNDO HONÓRIO
Mobilizar a
sociedade para debater os temas da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae),
prevista para fevereiro de 2014, em Brasília, é o objetivo das miniconferências
articuladas pela Secretaria Municipal de Educação para serem realizadas entre
os meses de abril e maio deste ano. É o momento de se discutir as bases que
irão alicerçar o Plano Nacional de Educação, que deve garantir qualidade
educacional para todos. A participação popular torna-se importante, pois
possibilita que toda a sociedade conheça e valorize o papel estratégico das
conferências, principalmente as municipais, uma vez que todo processo é
articulado nacionalmente.
No dia 06 (seis) de
maio, às 14 horas, na área coberta da Escola de Referência em Ensino Médio Dr.
Mota Silveira, ocorreu a miniconferência das Escolas da rede estadual de Bom
Jardim. O encontro contou com a participação de pais, estudantes e
trabalhadores da educação das Escolas de Referência Dr. Mota Silveira e
Justulino Ferreira Gomes e da Escola Raimundo Honório e teve como temas, os
eixos VI e VII do documento referência da CONAE: Valorização dos Profissionais
da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e
Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos
recursos.
A professora Jana
Cabral Félix, gestora da EREM Dr. Mota Silveira, fez a abertura do evento
desejando boas vindas a todos e falando da importância do momento para a
democratização da educação brasileira.
Em seguida, a
professora Jany Cabral Félix, educadora de apoio da EREM Dr. Mota Silveira,
introduziu o tema fazendo uma retrospectiva da CONAE/2010 e expondo os
principais pontos a serem discutidos na miniconferência.
Continuando, o
professor Edgar Severino dos Santos da EREM Justulino Ferreira Gomes,
apresentou o eixo VI, ressaltando propostas discutidas na escola para a
efetivação dessas ações.
O eixo VII foi
apresentado pelas professoras Danielly Monteiro e Andréa Cristianne, gestora e
vice-diretora da Escola Raimundo Honório, destacando a dificuldade de se fazer
o controle social dos recursos escolares.
Feita a
apresentação dos temas, abriu-se o debate para o aprofundamento das ideias
apresentadas com a opinião dos diferentes segmentos que compõem a comunidade
escolar.
Em seguida, foram
analisadas as proposições e estratégias estabelecidas no documento-referência
para os eixos discutidos e elencadas as propostas do grupo, a saber:
- Federalização: Formação, remuneração, condições de
trabalho, padrão de estrutura física e humana; - Criação da associação de pais e mestres;
- Escola integral para o ensino fundamental;
- Implantação de extensão de universidades em Bom Jardim;
- Aplicação de 100% dos recursos dos recursos oriundos do PRÉ-SAL para a educação;
- Melhoria e garantia da alimentação associada ao fomento da produção agrícola local;
- Melhoria e garantia do transporte escolar de qualidade para todos os estudantes da educação de campo de forma padronizada;
- Estabelecimento de parcerias com a sociedade civil;
- Criação do sistema municipal de educação, integrado ao sistema estadual e nacional;
- Estímulo à maior participação popular na aplicação e fiscalização dos recursos escolares;
- Criação de mecanismos de incentivo para uma efetiva participação dos pais no ambiente escolar;
- Revisão do modelo de financiamento da educação, especificamente das regiões Norte e Nordeste, considerando a participação de todos os níveis do governo;
- Fortalecimento e capacitação dos conselhos estaduais, distrital e municipais da educação, com autonomia financeira e de gestão;
- Criação de programas de apoio e formação aos conselheiros/as para acompanhamento e controle social das políticas públicas;
- Implementação plena do CAQi igualando-o aos países mais desenvolvidos em termos educacionais;
- Ampliação dos investimentos públicos em educação em relação ao PIB, a fim de atingir plenamente as metas estabelecidas.
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