FOLCLORE
O folclore compreende o conjunto de
crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo, passado de geração
em geração. A
palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria popular) significando sabedoria do
povo.
No Brasil, o folclore só começou a
receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo.
Naquela época, a cultura popular crescia na Europa e Estados Unidos e, baseados
nesse interesse, estudiosos brasileiros como Celso de
Magalhães e Sílvio Romero pesquisaram as manifestações folclóricas nativas
e publicaram estudos. Vários artistas cultos começaram a colocar em suas obras
elementos da cultura popular o que fazia parte de um projeto, estimulado pelo
governo de Dom Pedro II, para construção de símbolos nacionalistas que
poderiam contribuir para afirmação do Brasil entre as nações civilizadas.
O resultado disso tudo é o que conhecemos
hoje como Folclore brasileiro, alimentando o turismo cultural do Brasil e sendo
instrumento de educação nas escolas.
Incentivar o resgate e a valorização da
cultura popular é uma das metas expostas na Proposta da Escola. Sendo assim, a
semana do folclore foi vivenciada com a participação da comunidade escolar.
Os
estudantes da Educação de Jovens e Adultos apresentaram no dia 28 de agosto a
culminância dos trabalhos interdisciplinares elaborados durante o mês,
envolvendo culinária, danças, mitos, crendices e músicas populares.
Os estudantes do ensino médio integral
participaram das festividades municipais do Festicordel, que ocorreu no dia 29
de agosto, no Centro Cultural Professora Marineide Braz e da feira folclórica
realizada na noite do dia 30, na Praça de Eventos da cidade.
No festival, a escola apresentou o
cordel: “O homem que perdeu a rola”
com a participação de estudantes do 2° e 3º anos. As turmas de 3° ano também
organizaram a barraca da feira folclórica com ornamentação e comidas que
representavam a cultura nordestina.
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