segunda-feira, 14 de abril de 2014

MEIO AMBIENTE - Outubro de 2013



EDUCAÇÃO AMBIENTAL/2013

            No artigo 225, parágrafo 1°, inciso VI da Constituição Federal de 1988, a Educação Ambiental é um elemento essencial à qualidade de vida, e compete ao Estado brasileiro o dever de “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.

Além disso, a Política Nacional de Educação Ambiental, em sua Lei n° 9795/99, capítulo I, artigo 2°, diz que “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”, ressaltando a importância destacada na Constituição.

Neste sentido, a Secretaria de Educação de Pernambuco organizou o Caderno Orientador de Educação Ambiental com conteúdos e propostas de atividades numa perspectiva interdisciplinar, objetivando favorecer as discussões e práticas socioambientais nas escolas.

Na EREM Dr. Mota Silveira, o projeto “Ambiente Saudável, Aprendizado Facilitado”, tem como objetivo principal valorizar a sociabilidade e a higiene, de forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar buscando melhorar suas condições de vida.

Neste ano, após a apresentação do Caderno Orientador de Educação Ambiental, no encontro pedagógico do dia 01 de agosto, os educadores reuniram-se para planejar ações voltadas para a questão da sustentabilidade e ambiente saudável.

A partir deste planejamento, foi organizada com os estudantes a estruturação dos trabalhos cuja metodologia foi composta de atividades diversificadas, tais como: leitura de textos informativos, produção de artes visuais e audiovisuais na forma de cartazes e vídeos, realização de pesquisa e documentário, confecção de maquete, produção de textos em prosa e verso, reorganização da horta e jardim sustentáveis e o reaproveitamento de materiais na confecção de objetos.

Além disso, destacou-se a ação “Amigos das Latinhas, em que estudantes de 1º ano envolveram a comunidade do entorno da escola, realizando coleta de latinhas.

No encontro pedagógico do dia 25 de setembro, foram escolhidos os dias 03 e 04 de outubro para a culminância das atividades desenvolvidas e decidido a produção de um banner como produto final para ser exposto durante o ano letivo. 

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